painel do site.jpg
Mari.png

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGRÁRIO

Prefeitura de Mari, através da secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário, inaugura núcleo municipal de regularização fundiária

15 de setembro de 2021

Em comemoração aos seus 63 anos de Emancipação Política, a Prefeitura Municipal de Marí-PB entrega, a população mariense, o primeiro Núcleo de Regularização Fundiária do município. O Núcleo Municipal de Regularização Fundiária é resultado da celebração de um Termo de Cooperação firmado entre a prefeitura de Mari e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e visa, por meio do Programa “Titula Brasil”, irá garantir a titulação de propriedade aos residentes no Assentamento Tiradentes e Zumbi dos Palmares.

Na última segunda-feira, dia 13, foi um dia histórico para todos os marienses, se considerarmos que as ações desenvolvidas pelo Núcleo irão atender, diretamente, cerca de 400 famílias assentadas. Na solenidade estiveram presentes várias autoridades: representante do INCRA, da EMPAER, da Câmara Municipal, representantes de entidades representativas dos trabalhadores rurais, agricultores familiares e assentado.

Para o secretário Severino Ramos, a gestão municipal deu mais um grande passo na direção do desenvolvimento do nosso município, visto já havia uma lei e um setor que cuida da titularidade de posse na área urbana e rural, mas faltava essa importante ação nas áreas de assentamentos.

“Entre as pautas do segmento produtivo, essa questão da regularização fundiária é uma das que está no topo. Porque com a regularização, o proprietário resolve a questão da falta de segurança jurídica e do acesso a crédito”, ponderou o secretário Ramos.

Em mensagem ao público presente, o prefeito Antônio Gomes fez questão de ressaltar a importância do trabalho sério do secretário Severino Ramos que tem feito a frente da secretaria um grande trabalho para a população mariense. Porque quando trabalhamos juntos, a cidade olha para frente e coisas boas acontecem, como a implantação do atendimento do INCRA aqui”, em nossa cidade, disse Antônio Gomes. Além da inauguração do Núcleo de Regularização Fundiária do município, o prefeito determinou a instalação da Gerência Municipal de Meio Ambiente e do Selo de inspeção Municipal – SIM.

Mari na construção do desenvolvimento sustentável

28 de agosto de 2021

 

Na parte da manhã desta quinta-feira ocorreram duas importantes reuniões, nas quais foram discutidos e encaminhados projetos que visam a geração de trabalhão, renda e de riquezas em nosso município.
 

Na parte da reunião estiveram presentes a professora Dr.ª Ingrid Dantas do Departamento de Gastronomia da UFPB, Campus João Pessoa e o professor Dr. Adailson Pereira de Souza, Chefe do Setor de Ciência do Solo do Departamento de Solos

e Engenharia Rural do CCA/UFPB-Areia, dirigentes da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Tiradentes e membros da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário estiveram na casa de farinha da citada comunidade;

WhatsApp-Image-2021-08-27-at-07.36.50-750x346.jpeg

O objetivo da reunião foi fazer uma diagnostico situacional do empreendimento, com vista a elaboração de um projeto para ampliação e adequação do mesmo; com isso o empreendimento ficará em condições de atender a demanda de beneficiamento e de processamento das raízes de mandioca produzidas no município. O projeto será elaborado pelos professores acima identificados, em conjunto com os membros da SMDEA e da associação do assentamento.

Em seguida, a equipe se dividiu em duas partes, a professora Ingrid se dirigiu para uma reunião na casa do Empreendedor de Mari para participar de uma reunião com um empresário do segmento de laticínio que está interessado em instalar um indústria do ramo em nosso município; a reunião teve por finalidade a discussão sobre o detalhamento dos procedimentos legais para a implantação da indústria de laticínio, no seguintes aspectos: definição da área para a construção da obra, implantação do SIM, articulação para a inscrição do Selo Arte, plano de negócio do empreendimento, entre outros itens relacionados a implantação do empreendimento e o seu correto funcionamento.

Por lado, o professora Adailson junto com o Adelaido Araújo, gerente de agricultura, foi visitar a duas unidades de jardins clonais de mandioca, além de fazer orientação sobre os procedimentos necessários ao combate à doença de da Podridão da Raiz que está afetando o plantio de mandioca.

Os próximos passos será e elaboração dos dois projetos – implantação da indústria de laticínio e o de adequação e ampliação da casa de farinha do assentamento Tiradentes.

Será a partir do desenvolvimento sustentável do campo que o nosso município construirá o seu desenvolvimento integral.

28 de agosto de 2021

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Secretaria Estadual da Agropecuária e Pesca fez a distribuição de alevinos para 10 municípios da região de Sapé; o evento de entrega dos alevinos ocorreu na sede do Centro de Agricultura Familiar, no município de Sapé.

O município de Mari foi comtemplado com 10 mil alevinos, de três variedades: Tambaqui, Carpa e Tilápia. O peixamento com os alevinos recebidos pelo município de Mari foi realizado no açude da Mata, no assentamento Tiradentes.

Nos próximos dias receberemos alevinos para fazer o peixamento na barregam de Olho d’agua. O povoamento desses mananciais é importante por quatro motivos: possibilita aos pescadores artesanais acessar mananciais com boa oferta em peixes, melhorando

a renda familiar, além de ofertar aos consumidores

uma variedade maior de pescado e uma proteína

de ótima qualidade. 

WhatsApp-Image-2021-08-28-at-10.03.33-750x563.jpeg
WhatsApp-Image-2021-08-28-at-10.03.32-750x422.jpeg
Outubro Rosa.png