SMDEA MARI
top of page

3ª EXPOAGRO MARI 2022

.png

Publicado em 14/09/2022 às 20:55

Com o objetivo de promover o agronegócio e a capacitação, contribuindo para o aquecimento da economia local através da geração de emprego e renda, terá início, a partir desta quinta-feira (15), a terceira edição da Expoagro Mari 2022.

O evento, que tem apoio do Sebrae/PB, retorna ao calendário de atividades do município depois de dois anos sem ser realizado em decorrência da pandemia da Covid-19.

De acordo com a programação do evento, que seguirá com atividades até este sábado (17), estão previstas exposição de produtos da agricultura familiar e animais, palestras sobre diversos temas, a exemplo de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, cultivo e manejo da mandiocultura e nutrição de ruminantes, e oficinas sobre agroindústria familiar e produção de ração à base de mandioca, entre outras.

Durante a Expoagro Mari, serão celebrados, também, os 64 anos de emancipação política da cidade, com a realização de shows até o dia 18.

Segundo explicou a gerente regional do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana, a instituição é parceira do evento desde a primeira edição e fará o apoio tanto na parte estrutural, com auxílio na montagem dos estandes, quanto técnica, com a realização de palestras focadas em educação empreendedora.

“É um evento voltado ao agronegócio que valoriza a cultura local, principalmente a mandiocultura, uma vez que Mari é o maior produtor de mandioca do estado. Então, a programação terá, também, vários cursos e oficinas voltados à gastronomia com base na mandioca e o produto será abordado desde o seu plantio e manejo”, destacou.

O evento tem entrada gratuita e as inscrições para as palestras estão abertas, podendo ser efetuadas através do endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/evento/3-expoagro-mari-2022/1694098.

A Expoagro Mari 2022 tem, ainda, a finalidade de apresentar as potencialidades do setor agropecuário do município, de modo especial as ações desenvolvidas e os resultados obtidos dentro do Programa Propriedade Produtiva – Projeto de Melhoramento Genético e Sanitário de Ruminantes e o Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura (ambos premiados pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil.

Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

2º Seminário do Arranjo Produtivo da Mandioca
Publicado 20 de julho de 2022

seminario da mandioca.png

O município de Mari, Mata norte paraibana, será sede do 2º Seminário do Arranjo Produtivo da Mandioca em evento que acontecerá no dia 09 de agosto próximo tendo como local o W Maison.

Conforme a assessoria daquela gestão municipal, evento é uma promoção da prefeitura municipal com apoio parceiro de diversas entidades e representações componentes do Movimento Planes e contará com ampla programação no decorrer dos dois expedientes.

Programação:


Manhã8:30 – Recepção e café da manhã
9:00 – Abertura – acolhimento e fala de autoridades9:20 – Exposição de experiências com novas cultivares de mandioca –  produtores rurais de Mari, Pilar e Jacaraú;
9:40 – Avaliação de novos cultivares de  mandioca em Municípios da Paraíba –   professor Adailson  Pereira (CCA/UFPB);
10:10 – Aclimatação e Produtividade de cultivares – professor Fábio Mielezrski (CCA/UFPB);
10:40 – Ração a base de mandioca para  aves – professor Genysson Evangelista  CCCHSA/UFPB);
11:00 – Ração para peixe a base de mandioca – professora Alba Lígia de Almeida  (CCA/UFPB)
11:20 – Ração para ruminantes a base de mandioca –  professor Gonzaga Neto/professora Aline Mendes (CCA/UFPB);
11:40 – Relatório situacional das casas de farinha na Paraíba – professora Ingrid Dantas DGCTDR/UFPB).
12:00 Almoço
Tarde
13:30 – APLM/PB – Municípios de Mari, Areia,  Pilar e Jacaraú;
14:00 – AT e G: resultados obtidos – SENAR/PB;
14:20 – Projeto Reniva (produção de manivas  sementes) – Empresários do Estado do Pará,  Dr. Dutra;
15:00 – EMBRAPA – Cadeia Produtiva de  Mandioca: situação atual, perspectiva de mandioca e desafios – Carlos Estevão:
15:10 – PRODETER – Banco do Nordeste;
15:30 – Apresentação da CARTA DE MARI 2022:
16:00 – Encerramento

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Mari vence em duas categorias o Prêmio Prefeito Empreendedor 2022 do Sebrae
Publicado em sexta-feira, maio 6, 2022

Secretário Ramo comemora conquista para o município de Mari/PB

A cidade de Mari venceu em duas categorias o Prêmio Prefeito Empreendedor 2022, promovido pelo Sebrae e e recebeu o título de Cidade Empreendedora. Os projetos “Melhoramento Genético e Sanitária de Ruminantes” e “Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura” venceram na segunda colocação dentre todos os projetos no estado nas categorias Inovação e Sustentabilidade na Paraíba e Marketincidade e Territorial e Setores Econômicos, respectivamente.

 

Os dois projetos foram únicos premiados no segmento do agronegócio, já que os demais projetos dos outros municípios foram desenvolvidos na zona urbana, com destaque para Mari por ser o único município que conseguiu ser premiado em duas categorias.

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (05) no Espaço Cultural em João Pessoa durante a abertura da Expo Turismo Paraíba.

O prêmio é um reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento da produção e geração de negócios do município.

O Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário do município de Mari, Severino Ramo, representou o prefeito Antonio Gomes na solenidade devido a compromissos assumidos anteriormente pelo gestor.

Da Redação 
Do ExpressoPB /Com Assessoria 

Em Mari, difusão tecnológica da cultura da mandioca entre produtores da Zona da Mata e Sertão é promovida pela SMDEA

d988fa29-7d15-401e-aceb-0d27edecaaca-768x576.jpg

Publicado em segunda-feira, março 7, 2022

 

A Prefeitura Municipal de Mari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário (SMDEA) promoveu na última sexta-feira (04) a Primeira difusão tecnológica da cultura da mandioca entre produtores da região da Zona da Mata e do Sertão do Estado.

O processo envolveu a Secretaria de Mari, o Governo do Estado e os produtores. O primeiro na implantação, tecnologia e intercâmbio entre os produtores, o segundo na logística de transporte e o terceiro (os produtores) os recursos para aquisição das manivas.

O Gerente de Organização Rural da Secretaria de Agricultura familiar do Estado, Antonio Alves, esteve em Mari para fazer o transporte das BRS fornecidas pelos produtores marienses aos produtores do sertão do Estado, mais precisamente do município de Tavares, através da Associação dos Mandiocutores.

Foram fornecidos as BRS Formosa, Prata, Novo Horizonte e Kiriris que vão integrar a partir de agora  o Jardim Clonal no Território da Serra de Teixeira, conforme o próprio Antonio informou a imprensa.

d191693b-2083-491d-8e40-2b880c5f87ad-768x576.jpg

Participaram do processo de transporte das BRS’s o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari, Severino Ramo, o Gerente do Desenvolvimento Rural, Adelaido Araújo, o Gerente do Empreender Mari, Marcos Sales e o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Carlos Alcides.

A participação do Gerente do Empreender Mari, Marcos Sales, se deu pelo fato de que a difusão, ou seja, a comercialização entre os produtores envolve o desenvolvimento da cultura e a criação de um mercado para a produção e valorização da mandioca, tendo por finalidade a geração de renda.

Trata-se de uma politica pública focada no desenvolvimento econômico do município e isso nos interessa pois estamos ligados ao setor”, disse Sales que lembrou outras ações que vem sendo realizadas pelo Empreender Mari no sentido de fomentar o mercado e a economia do município de Mari.

O Secretário Severino Ramo comemorou o resultado de toda essa articulação que vem sendo feito por sua pasta para desenvolver a economia no município de Mari.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Reunião com os diretores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edimilson Baltazar de Mendonça da comunidade de Taumatá 

Na noite desta quinta-feira, 24, os diretores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edimilson Baltazar de Mendonça da comunidade de Taumatá estiveram reunidos na Casa do Empreender Mari para apresentar e discutir os projetos que trada de Empreendedorismo e do Meio Ambiente desenvolvidos junto aos estudantes daquela escola. Participaram da reunião o gerente do Empreender Mari, o secretario e o gerente de agricultura da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrária.
O diálogo foi muito positivo e gerou vários encaminhamentos relacionados aos projetos acima citado e da realização de outras ações ligadas a Educação, ao Meio Ambiente, o Empreendedorismo e o Trabalho. Logo, logo alcançaremos bons resultados frutos dessa importante parceria.
A Educação transforma as pessoas; pessoas transformam o mundo – Paulo Freire.

WhatsApp Image 2022-02-24 at 19.40.04.jpeg

Reunião com secretários municipais, agricultores familiares, representante da EMPAER, BNB e SEAFDS. Elaboração do Plano de Trabalho do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER

Na manhã desta terça, 22, na sede da Casa do Empreendedor, a Prefeitura de Marí, através da Secretaria da Desenvolvimento Econômico e Agrário, recebeu, em reunião, os secretários de agricultura de outros municípios para dá continuidade a construção do Plano de Trabalho do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER do BNB que é destinado ao Arranjo Produtivo da Mandiocultura.


Participaram, também, da reunião representantes da EMPAER e da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Logo que a Plano de Tralho seja concluído, será realizado um evento com a participação dos gestores dos oito municípios que compõem o PRODETER, superintendente do Banco do Nordeste, do governo do Estado da Paraíba, do SENAR, SEBRAE, dentre outras autoridades.


É a cultura da mandioca assumindo o seu protagonismo dentre das políticas públicas dos municípios e de Estado da Paraíba

WhatsApp Image 2022-02-22 at 11.03.00 (1).jpeg

PRODUTORES DE MANDIOCA/MACAXEIRA DO MUNICÍPIO DE MARI QUE FAZEM PARTE DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA MADIOCULTURA RECEBEM CESTAS BÁSICAS

Nesta quarta-feira, 10, os produtores de mandioca/macaxeira do município de Mari que estão inscritos no programa de Assistência Técnica Gerencial – AT e G do SENAR foram contemplados com o fornecimento de cestas básicas. Essa ação faz parte do Projeto AGRO FRATERNO desenvolvido por um movimento liderado pela CNA/FAEP/SENAR, Organização das Cooperativas do Brasil – OCB e do Instituto Pensar Agro – IPA.

A AT e G do SENAR ocorre em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário, junto aos produtores de mandioca/macaxeira e faz parte das ações do Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura.

Projeto Agro Fraterno no Brasil teve inicio no mês de junho de 2021, o movimento conta com a participação de voluntária de produtores, empresas e entidades ligadas ao setor. Na paraíba, a campanha vai distribuir cerca de 200 toneladas de alimento, em 50 municípios, totalizando 13.060 cestas básicas.

Os que fazem a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário tem envidado todos os esforços possíveis para ampliar o apoio aos produtores rurais e agricultores familiares – homens e mulheres que trabalham diariamente para garantir o alimento na mesa dos que lidam em outras atividades.

O desenvolvimento sustentável, econômico, social, inclusivo e solidário passa pelo campo!

SECRETÁRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGRÁRIO DO MUNICIPIO DE MARI RECEBE VISITA DE GERENTES DO BANCO DO NORDESTE

Na manhã desta quinta-feira, 28, na sede da secretaria ocorreu reunião com os representantes do Banco do Nordeste, Agencia de Sapé. Estiveram presentes o senhor Renato Borba – Gerente Geral, o senhor Wellington Miranda – Gerente de Negócios e o senhor Adezilto Batista – Agente de Desenvolvimento (e coordenador da PRODETER da Mandiocultura). O coordenador do escritório local da EMPAER, o senhor Ercilio Delgado também participou da reunião.

O objetivo da reunião foi a apresentação do novo gerente de negócios do banco e também a discussão sobre a possibilidade de parceria o BNB e a prefeitura de Mari, via secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário.
Inicialmente o senhor Renato Borba fez a apresentação do novo gerente de negócios da Agência de Sapé, bem como da Carteira de Serviços ofertadas pelo banco à comunidade mariense; de modo especial os recursos oriundos do Programa Nacional para a Agricultura Familiar – PRONAF.

WhatsApp-Image-2021-10-29-at-11.05.10-1-1024x473.jpeg

A partir da apresentação feita pelo gerente do BNB, o secretário Severino Ramos colocou a estrutura da secretaria a disposição do banco, naquilo que for possível. Logo após as tratativas, ficou assim acordado: será formalizada uma agenda de atendimento dos agentes do Banco do Nordeste no município de Mari, da seguinte forma: em data previamente agendada, um vez por mês, o Gerente de Negócios irá realizar atendimento presencial ao público na Sala de Reunião da Casa do Empreendedor; do mesmo modo será organizada uma agenda de atendimento pelo Agente do CREDIAMIGO e do AGROAMIGO, dessa forma as pessoas interessadas em acessar as políticas de crédito do Banco poderão receber o atendimento integral na cidade Mari, sem a necessidade de deslocar para o município de Sapé. O Banco do Nordeste irá oferecer os seguintes serviços na Casa do Empreendedor: orientação de crédito, capacitação para as pessoas que firmarem contratos, assinatura de contratos creditícios, renegociação de dívidas, dentre outros. A posterior será tornado público o calendário com os dias de atendimento e o tipo fornecido pelo BNB a cada mês.

O desenvolvimento econômico e social se faz a partir da realização de ações concretas.

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA DO SERTÃO E DA BORBOREMA VISITAM O MUNICÍPIO DE MARI PARA CONHECER PROJETOS DESENVOLVIDO PELA GESTÃO MUNICIPAL

foto-visita-APL-M9-750x561.png

Na última sexta-feira, 15, os secretários de agricultura dos municípios de Maturéia, Água Branca e Tavares, e de São Sebastião de Lagoa de Roça, na região de Campina Grande, acompanhados por um representante da Secretária Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Seminário realizaram uma visita técnica a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário (SMDEA), especificamente, aos JARDINS
CLONAIS do Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura (APL-M).

Os visitantes foram recepcionados pela equipe da SMDEA num café da manhã que foi servido no Bistrô Rural Sementes da Terra, no Assentamento Tiradentes. Em seguida ocorreu uma reunião da sede da associação rural do assentamento, na qual foram apresentadas as linhas gerais do APL-M; foi tratado também, de forma rápida, a pedido dos visitantes, sobre o Projeto de Melhoramento Genético e Sanitário de Ruminantes que é desenvolvido pela SMDEA.

foto-visita-APL-M7-1024x473.png

Dando continuidade as ações programadas para a visita técnica, a equipe foi conhecer o jardim clonal de mandioca que foi implantado na comunidade de Açude Grande; naquela comunidade, além da visita à área do jardim clonal também ocorreu uma reunião (à sombra de um cajueiro), na qual o agricultor familiar (maniveiro¹ – produtor de manivas sementes), o senhor Eduardo Félix, fez exposição sobre a metodologia utilizada na implantação e tratos culturais do jardim clonal, tirou as dúvidas dos presentes, além de fechar a venda² de manivas sementes com os secretários.

foto-visita-APL-M5-750x1002.png

Finalizando a visita técnica, a equipe se dirigiu ao Assentamento Zumbi dos Palmares para conhecer outro jardim clonal de mandioca.

O senhor Inácio, presidente da associação dos mandiocultores de Tavares, fez a aquisição de 2 mil manivas sementes ao produtor, o senhor Eduardo Félix. Recursos oriundos da própria associação.

Os representantes dos municípios presentes e governo estadual, irão verificar nos orçamentos públicos meios para também adquirirem manivas sementes com os produtores cadastrados e acompanhados pela SMDEA.
¹ A figura do maniveiro tem por princípio a produção de sementes manivas e não a produção da raiz da mandioca;
² O negócio do maneiro é vender a maniva (sementes

qualidade comprovada e específica para cada finalidade – plantas como maior resistência às pragas e doenças, resistências as intempéries climáticas, maior quantidade de amido, biofortificada com vitamina A, Betacaroteno….; maior volume de massa verde para a ração animal… ) para o produtor de mandioca. Enquanto o quilo de mandioca gira em torno de 50 centavos de real, uma semente maniva custa entre $1 e $1,5 real. Uma maniva rende entre 7 e 10 sementes.

foto-visita-APL-M8-1024x473.png

O desenvolvimento econômico e social se faz com investimento em tecnologia, criação de novos produtos que gere agregação de valor, participação dos agentes do sistema produtivo e a capacitação das pessoas; é gerando riquezas sustentáveis e inclusivas que se constrói um futuro melhor para todos!

PARCERIA COM A UFPB POSSIBILITA A REALIZAÇÃO DE CAPACITAÇÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE MARI

WhatsApp-Image-2021-10-15-at-19.14.06-1-1024x460.jpeg
WhatsApp-Image-2021-10-15-at-19.14.07-1024x460.jpeg

O Processo de capacitação faz parte do Projeto Laboratório Cozinha Experimental Qualifica Agro, dentro do programa da UFPB no seu Município. A capacitação havia iniciado, ainda, no ano de 2019, porem com a chegada da pandemia, as ações foram suspensas; no entanto, a partir de agora os cursos e treinamentos estão sendo retomados, iniciando com a capacitação na produção de farofas especiais – farofas com sabores. Na sequência irão ocorrer cursos sobre produtos lácteos – produção de iogurte, queijos, manteiga, entre outros; também serão realizados cursos e treinamentos destinados aos usos diversos da mandioca e de outras raízes.

WhatsApp-Image-2021-10-15-at-19.14.06-1024x460.jpeg

Investir na capacitação de homens e mulheres do campo é investir na produção de alimentos saudáveis, seguros e saborosos.

bottom of page